Friday, August 27, 2010

Álvaro Chaer


Revelação na minissérie “A Cura” o ator mineiro Álvaro Chaer está em processo de pré-produção de um espetáculo teatral baseado em fatos reais, com direção de Rita Clemente.

A disciplina e o sonho de ser ator sempre estiveram presentes na cabeça de Álvaro Chaer, até ele se decidir que realmente queria seguir esta carreira. Então, a partir daí, se mudou e foi estudar Artes Cênicas no Rio de Janeiro (UNIRIO), destino da maioria de grandes atores em muitas décadas. Jovem, inteligente, de personalidade forte e com muita vontade de envelhecer fazendo teatro, Chaer é um dos atores da mais nova minissérie global “A Cura”, que anda com bons picos de audiência na emissora, além de ter uma ótima produção.

O ator, mineiro de Belo Horizonte, iniciou a carreira em televisão, participando, nos últimos anos, de diversos programas da TV Globo. Entre os trabalhos, destacam-se o ator de novelas Júlio, do seriado “A Grande Família”, no episódio intitulado “O pai do Júlio” e uma participação em “Malhação”. Além desses programas, trabalhou nas novelas “Pé na Jaca”, “Beleza Pura” e no humorístico “A turma do Didi”, interpretando um músico. Enfim, foram muitas participações e experiências diferentes de aprendizado, até surgir o convite para interpretar “Wesley” na Cura, em março deste ano. Ele é um dos mais novos do elenco, que traz atores de primeira linha, como Selton Mello, Caco Ciocler, Ary Fontoura e Nívea Maria. Todas as cenas externas de “A Cura” foram gravadas em Diamantina (MG).

Wesley é um jovem que trabalha no bar da Lucinha (Luiza Mariani) e do Dr. Luís Camillo (Caco Ciocler). Eles são irmãos e filhos do prefeito Antônio Paulo (Ferruccio Verdolin). Wesley é amigo da dupla e filho de Genivaldo (Chico Pelúcio). “A Cura é uma minissérie recheada de surpresas, mistérios e segredos”, ressalta Chaer. O ponto chave do drama de Wesley é a descoberta de um segredo relacionado ao passado do pai, diz.

“Eu tive tempo para trabalhar o personagem e compô-lo bem. O João Emanuel Carneiro, autor da minissérie, foi muito generoso em compartilhar o texto com os atores, pois abriu espaço para que o elenco mineiro sugerisse expressões típicas do interior do Estado, dando mais veracidade aos diálogos”, diz Álvaro.

Além da participação na minissérie, dirigida por Ricardo Waddington, Chaer está em processo de pré-produção de um espetáculo teatral, que será produzido em Belo Horizonte, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Cercado de bons profissionais, como o gestor cultural de vários grupos teatrais mineiros, Rômulo Avelar, o ator convidou para dirigir a obra, a atriz e diretora, Rita Clemente. O texto, de Jefferson da Fonseca, é baseado em uma história real. “Será um espetáculo emocionante, uma linda homenagem ao teatro”, define Chaer.
“É a história de dois irmãos, atores e órfãos com passados trágicos, que se funde ao teatro. O teatro, lugar de redenção, se torna também a casa, o abrigo. O espetáculo é uma fusão entre a realidade e a ficção”, conclui.
Currículo:
Álvaro Chaer começou a estudar teatro aos 15 anos, em Belo Horizonte. Foi aluno de Jefferson da Fonseca, Luciano Luppi e Rita Clemente. Daí em diante, foram vários cursos livres voltados para a área de interpretação, aliados a alguns trabalhos como ator em comerciais. Em 2005, o ator foi estudar Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e se formou em dezembro de 2009. Atualmente, divide o seu tempo entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde tem um apartamento.

Obrigado pela atenção. Para informações adicionais e agendamento de entrevistas, favor entrar em contato com Noir Comunicação Total: (31) 3297-1014 / 9114-7229 ou através dos e-mails: noir@noir.com.br e noir@seven.com.br. Acesse o site: www.noir.com.br

Angela Azevedo
Ana Paula Valois
Thalita Matta Machado